segunda-feira, 14 de março de 2011

Japão e as novas rosas de Hiroshima

O Japão está na iminência de ver novos cogumelos atômicos.

Dessas vez, diferente da segunda Guerra Mundial, não será por ataque inimigo, mas por problemas com as plantas nucleares do próprio solo.

De sábado para cá já tivemos vários pequenos incidentes, dos que se tem notícia, sabendo que o país nipônico tem por hábito não divulgar notícias ruins (quando pode mascara, eufemiza, etc) - mas, no mundo globalizado e interconectado, fica quase impossível controlar o acesso à informação, por vezes em tempo real.

Veja a matéria do Extra:

Reator da usina nuclear de Fukushima, no Japão, apresenta problemas após explosões em outros dois





TÓQUIO - O reator 2 da usina nuclear de Fukushima Daiichi, no Japão, apresentou novos problemas no seu sistema de resfriamento nesta segunda-feira, horas depois de outro reator da mesma instalação sofrer uma explosão - a segunda registrada no local desde o terremoto de 8,9 graus que sacudiu o país na sexta-feira. O primeiro reator atingido foi o 1 e o segundo foi o 3. Agora, o número 2 está com suas varetas de combustível totalmente expostas, o que aumenta o risco de danos e de um possível vazamento nuclear.
(Entenda o vocabulário atômico)
Os índices de água para resfriamento em volta do núcleo do reator 2 já haviam baixado mais cedo, segundo a operadora da usina, a Tokyo Electric Power Co. De acordo com a agência de notícias Jiji, a possibilidade do derretimento das varetas de combustível não pode ser descartada.
A Agência de Segurança Nuclear e Industrial do Japão foi notificada sobre o problema pela empresa responsável. Técnicos já vinham tentando resfriar os reatores da usina com água do mar quando ocorreu a segunda explosão. As temperaturas ainda não foram controladas.
Enviada do GLOBO, Claudia Sarmento relata pânico durante novo alerta de tsunami. Ouça:
Além da preocupação com um possível vazamento nuclear, milhares de japoneses enfrentam problemas como a falta de combustível e de comida enquanto lutam para encontrar os desaparecidos na tragédia provocada pelo terremoto e pela tsunami causada pelo abalo sísmico.Dois mil corpos foram encontrados nesta segunda-feira na província de Miyagi. O número oficial de mortos ainda é 1.833, mas já se espera que o total ultrapasse dez mil.
As perdas econômicas nas regiões do Japão que foram atingidas pelo terremoto devem somar cerca de 14 trilhões a 15 trilhões de ienes (US$ 171 bilhões a US$ 183 bilhões), segundo informações disponíveis nesta segunda-feira, estima realatório do banco Credit Suisse. A bolsa de Tóquio fechou com queda de mais de 6%.
Leia mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.