segunda-feira, 14 de março de 2011

Justiça censura direito do consumidor (Caso Renault)

Eu possuo um Renault, mesmo tendo passado muitos anos achando que jamais compraria um, por diversas razões: carro 16 válvulas, dificuldades na assistência (reposição de peças genuínas), baixo valor de revenda, etc.

Sou satisfeito. Acho que na sua categoria é um carro que se destaca por ter preço popular e acessórios de carros de luxo (air bag, por exemplo), tem um porta malas enorme, baixo consumo, bom acabamento e bom desempenho.

Mas, a finalidade aqui não é destacar as qualidades da montadora e seus subprodutos. O destaque é para o fato de não terem resolvido, no caso abaixo, a reclamação de uma consumidora, cujo problema se arrasta há mais de 3 anos. A justiça censurou o direito da consumidora de exprimir sua opinião; quero ver censurar o que escrevi acima (só elogios)...


Escândalo: Justiça impede
consumidor de se defender

    Publicado em 14/03/2011




Não, a Justiça não protege os ricos. Não !


Justiça ordena extinção de site e perfil que reclamam da Renault



DE SÃO PAULO


A 1ª Vara Cível de Concórdia, em Santa Catarina, determinou a retirada do site meucarrofalha.com.br do ar nas próximas 48 horas a partir desta segunda-feira (14).


O site foi aberto com o intuito de protesto contra a montadora Renault. A usuária Daniely Argenton diz que comprou o modelo Mégane Sedan 2.0 há pouco mais de três anos, com dois anos de garantia. De acordo com ela, o veículo apresentou defeito já nos primeiros dias. A garantia expirou, e o defeito prosseguiu até então.


Para reclamar da situação, Argenton criou o site — além de criar perfis em redes sociais e um vídeo no YouTube.


A justiça determinou que todos os canais criados na internet sejam tirados do ar em um período de 48 horas. Caso a decisão não seja cumprida, a multa diária estabelecida é de R$ 100.


Em seu perfil no serviço de microblogs Twitter, Argenton disse que vai retirar as páginas do ar. A Folha tentou ouvir a consumidora, mas ela não foi localizada.


A reportagem também não localizou ninguém da Renault para comentar o assunto.


O caso se assemelha a um vídeo na internet com queixas de um cliente, que colocou a Brastemp entre os assuntos mais comentados no Twitter e resolveu um problema que se arrastava havia três meses. Mas, ao contrário do caso de Argenton, a repercussão fez com que o produto fosse trocado.



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