sábado, 12 de março de 2011

Japão põe o mundo em estado de Alerta Geral

Tudo ia muito bem, com o mundo em plena recuperação das crises econômicas que destituíram potências e seus totens...

Aí um terremoto (fenômeno natural - variável totalmente incontrolável e de efeitos imprevisíveis) põe o mundo em estado de alerta geral.

Não por causa das mortes ou dos estragos financeiros ou econômicos; foi por receio das consequências nuclerares (como vazamentos e explosões), em todos os países que utilizam esta forma de energia altamente instável.

Veja, por ora, as últimas novidades da pequena ilha que hoje é o centro das atenções de todo o mundo:


Acidente nuclear nível 4 coloca Japão em alerta

Brasília - A explosão ocorrida na manhã deste sábado (12) em usina nuclear da província de Fukushima, no Nordeste do Japão, resultou em um acidente nuclear classificado como nível 4 pela Agência de Segurança Nuclear e Industrial (Nisa) japonesa.

Pela Escala Internacional de Eventos Nucleares (Ines), segundo a qual os acidentes desse tipo variam do nível 0 (quando não há nenhuma anomalia) ao nível 7 (acidente grave), a falha no sistema de refrigeração de um dos reatores da usina japonesa corresponde a um acidente com consequências de alcance local.

Assim mesmo, o vazamento de material radioativo em Fukushima já está sendo noticiado como o mais grave da história do Japão e o pior desde a catástrofe ocorrida em 1986 na usina ucraniana de Chernobil, avaliada como de nível 7 da Ines.

Especialistas temem que, com o sistema de refrigeração com problemas, um possível aquecimento do reator da Usina Fukushima provoque um processo de fusão do combustível usado no reator, o que elevaria a temperatura, gerando gases que poderiam não ser contidos pelo edifício de concreto que abriga o reator, cujo recipiente é feito de aço, pois ainda não se sabe ao certo o quanto a estrutura foi danificada pelo terremoto de 8.8 graus de magnitude ocorrido nessa sexta-feira (11).

Ontem mesmo, o governo japonês já havia informado que os níveis de radiação dentro da usina Fukushima 1 haviam aumentado quatro mil vezes. No portão da usina, a radiação aumentou oito vezes. Esta manhã, as autoridades japonesas admitiram que material radioativo como césio e iodo radioativos vazou do interior da usina.

Após avaliar a situação e descartar outras soluções, o governo anunciou que vai usar água do mar misturada a ácido bórico para tentar contornar o problema. Além disso, doses de iodo serão distribuídas entre a população a fim de prevenir o câncer de tireóide, uma das doenças que mais afetou às pessoas expostas a radiação de Chernobil.

Por precaução, cerca de 45 mil pessoas tiveram que deixar a região, onde só permaneceram equipes de resgate e especialistas que avaliam o grau de contaminação e o comprometimento da usina. A zona de segurança, a princípio de 10 quilômetros, foi ampliada para 20 quilômetros.

Da Agência Brasil



Terremoto deixa ao menos 637 mortos e 10.653 desaparecidos no Japão




Da Redação, com AFP

mundo@eband.com.br


O número de mortos no terremoto de magnitude 8,9 chegou a 637 no Japão, de acordo com a polícia.


Segundo autoridades, há 10.653 desaparecidos, sendo 10 mil apenas na cidade portuária de Minamisanriku, uma das atingidas por um tsunami de grandes proporções. Isso representa mais da metade da população da cidade de 17 mil habitantes. A prefeitura da província de Miyagi busca informações sobre os moradores.


Segundo a agência de notícias Kyodo, há 3,4 mil edifícios destruídos no país por conta de tragédia, que ainda causou 200 incêndios.


O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, deslocou 50 mil militares, 190 aviões e 15 navios para os trabalhos de resgate nas províncias afetadas.


Redator: Roberto Saraiva



Prefeitura não consegue entrar em contato com 10 mil moradores em Minamisanriku


Translate:

Everything was going well with the world in full recovery of economic crises whichdeposed powers and their totem poles ...

Then an earthquake (a natural phenomenon - completely uncontrollable variable andunpredictable effects) puts the world in general alertness.

Not because of deaths or the financial or economic damage, it was for fear of theconsequences nuclerares (such as spills and explosions), in all countries that use thisenergy form is highly unstable.

See, for now, the latest of the small island that is now the center of attention around theworld

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.