sexta-feira, 18 de março de 2011

Terceirizações nos Bancos; concursados reclamam

Matéria é do Jornal O Povo, do Ceará, e envolve, por ora os advogados concursados. Mas, o problema é generalizado em todos os Estados, havendo disponibilidade de pessoal aguardando nomeações, enquanto os contratos dos terceirizados vão sendo prorrogados indefinidamente.


Concursados questionam contratações


O processo de terceirização de advogados por parte do BNB, em detrimento da contratação de mais de mil candidatos aprovados em concurso público para o cargo de advogado, será debatido na Assembleia

Chega à Assembleia Legislativa a questão da contratação de escritórios de advocacia mediante terceirização por parte do Banco do Nordeste (BNB). A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público vai debater o assunto, na próxima quarta-feira. Mais de mil candidatos aprovados em concurso público para o cargo estão questionado judicialmente as contratações.

Em termos jurídicos a situação está bem complicada. No final do ano passado, o juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Fortaleza, Judicael Sudário, determinou que a direção o BNB afastasse, de imediato, advogados contratados diretamente ou através de sociedade civil, em detrimento de candidatos aprovados em concurso para o cargo.

A decisão foi confirmada, no início deste ano, no julgamento do mérito da ação civil pública. O problema é que o BNB recorreu e hoje existe dois entendimentos sobre a questão.

O procurador do Trabalho Francisco José Parente Vasconcelos Júnior, autor da ação civil pública que pede a suspensão das contratações de terceirizados, afirma que assim que o Ministério Público do Trabalho (MPT) tiver em mãos a decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-7ª Região) vai pedir que a sentença seja executada para restabelecer a ordem jurídica então violada.

Vasconcelos disse que irá até o fim para que a Constituição Federal, que manda contratar através de concurso, seja cumprida. Para ele, o banco não foi sensível aos apelos dos concursados. O BNB entende que está amparado por um mandado de segurança que mantém suspensa os efeitos do julgamento do mérito da ação civil pública.

O diretor Administrativo e de Tecnologia da Informação do BNB, Stélio Gama Lira Júnior, diz que todo o processo de terceirização é legal e aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Ele diz que o banco já chamou 61 dos 1.164 aprovados no concurso realizado em abril de 2010 mas informa também que a instituição mantém 221 prestadores de serviços advocatícios.

Ele admite que o serviço que o terceirizado está fazendo, o concursado até poderia fazer mas o problema é que são “serviços especializados”. Afirma que o BNB fez o concurso como um banco de reserva e não disse quantos iria chamar.

“Uma coisa é aprovado e outro coisa é chamar. “É um banco de reserva que eu vou chamando à medida que eu preciso e tenho disponibilidade e é isso que a gente está fazendo”, conclui.

E agora

ENTENDA A NOTÍCIA

A terceirização que invandiu o serviço público brasileiro tem um custo alto. O presidente da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac), Ermani Pimentel, diz que um terceirizado custa três vezes o preço de um contratado diretamente pelo Estado.

NÚMEROS

1.164

DESCRITIVO
é o número de aprovados para o cargo de advogado do BNB.

Artumira Dutra 
artumira@opovo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.