domingo, 20 de março de 2011

Japão: os números mentem?

Fico particularmente feliz quando vejo caírem paradigmas. Por que os paradigmas são limitadores do desenvolvimento, da evolução, da Ciência, do crescimento... e servem, na maioria das vezes, a propósitos ocultos.

Lembra dos seus tempos de criança, em que se dizia das misturas de alimentos que "ofendem", "falta um grau para veneno", etc, como: : manga com leite, batata com leite, tomar água quente,... tudo derivado das mentiras que se contavam aos escravos, para não comerem dos frutos (abundantes) e depois beberem do leite das vacas que pastavam...

Os senhores de engenho ainda existem, e gostam de fazer avaliações do tipo: "os números não mentem..." até por razões antagônicas, como calar a boca de sindicalistas, na hora de um reajuste de salários, ou nas avaliações de desempenho...

Os números não mentem? Então o que dizer de contabilidades maquiadas por empresários de todos os naipes e países, que por vezes enganam investidores, governos, funcionários, população? Lembram do Caso Enron?

   

Mentiu, falseou, maquiou, ludibriou, manipulou, corrompeu, comprou, e outros verbos impublicáveis, deixando milhões de investidores na banca-rota. Tudo limpinho à luz dos relatórios. Os números não mentem? Imagina se mentissem...

É verdade que é bem mais difícil duvidar (ou assumir que duvida) dos mitos, das vacas sagradas, dos herdeiros do poder, não é?

Agora vejam o que ocorre quando a gente absorve como verdade absoluta, inquestionável o que estão nos "vendendo": o caso da Enron é meramente ilustrativo, e nunca isolado, de uma prática mais comum do que se imagina, principalmente num mundo que incentiva a concorrência (mesmo desleal), e na qual o seu esforço ético e moral vale quase nada, pois os "árbitros" também fazem parte da trama da mais-valia ($) nunca imparcial.

O Japão, desde que o mundo (globalizado e interconectado) passou a acompanhar os fatos pós-terremotos e pós-tsunami, com imagens que contradizem a milenar cultura pública do bom-mocismo de falar só a verdade (conveniente) e com estatísticas que não combinam com o que os olhos vêem... por isso, o número de mortos estimados a princípio em APENAS 300, já ultrapassam os 8mil, com expectativa de ultrapassar os 20mil. Veja matéria do site tvi24, de Portugal, clicando aqui.

Estes números não incluem as potenciais vítimas do acidente nuclear de Fukushima, que serão conhecidas nas  próximas décadas.

Os números não mentem, sozinhos; e com a História é contada pelos vencedores... é sempre uma "versão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.