Parte porque há muito e intenso fluxo de veículos; parte porque os motoristas habituais (como caminhoneiros, por exemplo) têm sua rotina alterada e parece que perdem o referencial, se desconcentram, ficam confusos, ou no mínimo têm que dirigir num ritmo diferente do de costume; isso, associado à imprudência no trânsito brasileiro, são as principais causas de notícias como a abaixo:
Sobe para 25 o nº de mortos em acidente em SC
Colisão entre um ônibus e caminhão de Pelotas aconteceu na BR-282
Do Correio do Povo
Subiu para 25 o número de pessoas mortes confirmadas em um acidente entre um ônibus de excursão de Horizontina e um caminhão de carga de Pelotas na madrugada deste sábado (5) em Santa Catarina. O acidente ocorreu na madrugada deste sábado no km 639,4 da BR 282,em Descanso, entre São Miguel do Oeste e Maravilha, em Santa Catarina. Outras 20 pessoas ficaram feridas.
O ônibus da empresa Nyland Turismo saiu de Santo Cristo em direção ao oeste catarinense e nele estavam integrantes da equipe de Bolão de Santo Cristo. A prefeitura do município, na Gande Santa Rosa, vai decretar três dias de luto oficial.
Segundo a assessoria da Polícia Rodoviária Federal, a carreta de 57 toneladas invadiu a pista contrária, bateu de frente contra o ônibus e tombou. As vítimas foram encaminhadas para hospitais da região. O motorista do caminhão, Fernando Zanette, é um dos mortos. Conduziam o ônibus Luciano Hoffmann e Oldemar Heckert.
Resgate
Dezenas de viaturas de socorro foram mobilizadas para o resgate das vítimas do acidente, além de um grande número de ambulâncias do Corpo de Bombeiros, de veículos de funerárias, do Instituto Geral de Perícias e viaturas da Polícia Militar e da PRF.
Centenas de integrantes de equipes de resgate e voluntários se concentraram na retirada da carga de madeira que se espalhou pela pista, logo após o acidente. O objetivo era ter acesso ao ônibus, onde ainda havia feridos. Vinte pessoas foram retiradas com vida do ônibus e encaminhadas ao hospital Regional, de São Miguel do Oeste.
Motorista
A esposa de Luciano Hoffmann, de 36 anos, motorista do ônibus de Horizontina, contou que o marido era experiente e que sempre viajavam dois motoristas em cada veículo. Carla explicou que o motorista auxiliar servia para revezar com o colega no volante; quando um deles cansava, o outro dirigia.
Fonte: http://noticias.r7.com/cidades/noticias/sobe-para-25-o-n-de-mortos-em-acidente-em-sc-20110304.html
Veja a lista de vítimas fatais divulgada pela Polícia Civil:
Jose Lauri Schuster
Vanderlei José Kuhn
João Marcelo da Silva
Moacir José Kramer
Paulo Cezar Bocorni
Claudio Schuster
Nolar Odilo Loebens
Ari Weimer
Antoninho Sessi
Luciano André Hoffmann (motorista do ônibus)
João Irineu Bamberg
Jilvani dos Santos
Dionísio Frohlich
Keli Regina Kraemer
Silvino Diell
Ildo José Schmidt
Marlene Puhl Bocorni
Marilei Ester Escher
Claudino João Bocorni
Marli Ângela Ickert (mãe do Leonardo, 4 anos)
Fernando Zanetti Furtado (motorista da carreta)
Saionara da Silva Rocha (mulher do motorista da carreta)
Alceu José Kraemmer
Marlise Schimdt
Liane Lúcia Loebens Bocorni
Eloi Bucorni
Vanderlei José Kuhn
João Marcelo da Silva
Moacir José Kramer
Paulo Cezar Bocorni
Claudio Schuster
Nolar Odilo Loebens
Ari Weimer
Antoninho Sessi
Luciano André Hoffmann (motorista do ônibus)
João Irineu Bamberg
Jilvani dos Santos
Dionísio Frohlich
Keli Regina Kraemer
Silvino Diell
Ildo José Schmidt
Marlene Puhl Bocorni
Marilei Ester Escher
Claudino João Bocorni
Marli Ângela Ickert (mãe do Leonardo, 4 anos)
Fernando Zanetti Furtado (motorista da carreta)
Saionara da Silva Rocha (mulher do motorista da carreta)
Alceu José Kraemmer
Marlise Schimdt
Liane Lúcia Loebens Bocorni
Eloi Bucorni
Translation:
We always get afraid to hit the road on extended holidays, when exposure to risk ofaccidents is highest.
And partly because there is very heavy flow of vehicles, partly because the regulardrivers (such as truck drivers, for example) have changed their routine and seem to lose their referential and embarrassed, get confused, or at least have to drive at a pacedifferent from usual, this, coupled with recklessness in the Brazilian traffic, are the maincauses of stories like this
We always get afraid to hit the road on extended holidays, when exposure to risk ofaccidents is highest.
And partly because there is very heavy flow of vehicles, partly because the regulardrivers (such as truck drivers, for example) have changed their routine and seem to lose their referential and embarrassed, get confused, or at least have to drive at a pacedifferent from usual, this, coupled with recklessness in the Brazilian traffic, are the maincauses of stories like this
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