terça-feira, 1 de março de 2011

Caso Joanna: Estudante foi contratado como médico


Caso Joanna: estudante confirma ter sido contratado como médico

Após interrogá-lo, Justiça decidiu manter a sua prisão. Foragido desde agosto, ele se entregou ontem

iG Rio de Janeiro | 01/03/2011 20:14

Ao ser interrogado nesta terça-feira (1) pela Justiça do Rio de Janeiro, o estudante de medicina Alex Sandro da Cunha Souza confirmou ter sido contratado como médico mesmo sem ter diploma para trabalhar no Hospital Rio Mar, na zona oeste do Rio de Janeiro. Nesta unidade, ele atendeu a menina Joanna Marcenal Marins, de 5 anos, que morreu no dia 13 de agosto.
No depoimento, Alex afirmou que a médica Sarita Fernandes estava contratando acadêmicos para trabalharem como médicos e que ela lhe colocou para atuar em três hospitais. No Rio Mar, o estudante prescreveu medicações para Joanna e lhe deu alta mesmo com a menina estando desacordada.
Foragido desde agosto, Alex se entregou à polícia na última segunda-feira (28). Após o interrogatório, o juiz Alberto Fraga, em exercício no 3º Tribunal do Júri, manteve a prisão preventiva do estudante.
Alex explicou no interrogatório que Sarita lhe garantiu na época que, com o carimbo de médico, ele poderia receber como profissional. No entanto, segundo o seu depoimento, parte da remuneração teria que ser repassada à ela.
O estudante e Sarita foram denunciados pelo Ministério Público Estadual pelos crimes de estelionato, falsificação, uso de documento falso e tráfico de drogas. A médica anda responde por homicídio doloso por omissão e exercício irregular da medicina que resultou em morte.


Do blog:
A gente não sabe o que é pior numa matéria como essas... certamente é a morte da inocente, Joanna.

Agora, que neste país todo dia se descobre uma tragédia atrás da outra, é rotina.

O cara-de-pau aparece dizendo que realmente foi contratado como médico, e acusa a contratante de ficar com parte do que ele recebia como se profissional fosse (qualquer semelhança com o que se faz com os assessores parlamentares é meríssima coincidência).

Como parece lugar-comum ser desonesto no Brasil, passa-se despercebido que a tragédia acontece TODO SANTO DIA nos hospitais brasileiros, onde médicos (os formados, mesmo) SUPER DESPREPARADOS para lidar com doenças de verdade, receitam Cibazol e encaminham para casa pacientes que deveriam ser internados.

Nós vivemos um drama igualzinho a este dias atrás, quando a médica (formada, com diploma e tudo) atendeu nosso filhote de 1 ano e 8 meses, com sintomas claríssimos (declarado pelos próprios pais de suspeita de diabetes) e receitou nebulização e cama... quase que nosso filho teve COMA.

Graças a Deus a coisa foi revertida, mesmo que tenha necessitado de internação em UTI por 3 dias (não pelo atendimento ruim, mas pela doença mesmo), até que a gente tivesse o mínimo conhecimento para acompanhar em casa o pequeno Samuel.

Felizmente também outros profissionais muitíssimo qualificados (de diversas áreas) estiveram presentes neste momento importante e estão nos auxiliando nesse RITO DE PASSAGEM para a realidade nua e crua dos cuidados com paciente do diabetes tipo1 (insulino dependente).

Voltando ao tema, não é apenas o estudante (bem intencionado em virar profissional antes da hora e ainda faturar um pouco mais) que deve ser punido... é todo um sistema de saúde viciado, em que a primeira pergunta que a maioria dos plantonistas pergunta a QUALQUER ENFERMO:

- Diga o que você tem?!!!

Aí é moleza, não é? Se o paciente soubesse o que tem, certamente iria direto na farmácia comprar o Cibazol sozinho.

Translation of the post:

From the blog:
We do not know which is worse in a matter like this ... is certainly the death of theinnocent, Joanna.

Now, in this country every day you discover a tragedy after another, is routine.

The face-to-stick pops up saying that actually he was hired as a physician, and accusesthe contractor to keep part of what he received as if it were professional (anyresemblance to what one does with congressional staff is ocasionally coincidence).


As seems common-place to be dishonest in Brazil, goes unnoticed is that the tragedyhappens every single day in Brazilian hospitals, where doctors (graduates, even)SUPER unprepared to deal with real illnesses, prescribe and refer Cibazol homepatients should be hospitalized.

We live just like a drama this morning when the doctor (formed with diploma and all)attended our son was 1 year and 8 months, with very clear symptoms (declared by the parents of suspected diabetes) and prescribed bed and mist. .. Our son was almostCOMA.

Thank God the thing was reversed, even if it required hospitalization in the ICU for three days (not bad for care, but the disease itself), until we had the slightest knowledge toaccompany home the young Samuel.



Fortunately, other professionals also extremely skilled (various areas) were present at this important time and are assisting us in this rite of passage for the harsh reality ofpatient care with type 1 diabetes (insulin dependent).

Returning to the subject, is not only a student (well meant to turn professional before thetime and still earn a little more) that must be punished ... is an entire health systemhooked in the first question that most physicians ask ANY SICK:

- Say what you have?!

There is a breeze, right? If the patient know what is certainly going straight to the pharmacy to buy Cibazol alone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.